Skip navigation

Está a decorrer o nosso inquérito de satisfação! Responder

Home Newsroom
loop-auditivo-article

Acessibilidade e Inclusão em todas as lojas Sonepar

14.11.2023

Acessibilidade e usabilidade do ambiente construído — loop de audição.

O loop auditivo é um sistema assistido que serve para melhorar a acessibilidade auditiva de pessoas com perda auditiva em ambientes públicos ou privados. Este sistema utiliza tecnologia de indução magnética para transmitir o som diretamente para os aparelhos auditivos ou implantes cocleares das pessoas que possuem a chamada “bobina telefónica” (T- telecoil) nos seus dispositivos.

Em todos os sectores, o Loop de Audição desempenha um papel importante na promoção da acessibilidade e satisfação das pessoas com deficiência auditiva.

  • Atendimento ao Cliente: Os Sistemas de Loop Auditivo permitem uma comunicação clara e eficaz entre funcionários e clientes com deficiência auditiva. Quando um cliente utiliza a função de receção de sinal telecoil nos seus aparelhos auditivos ou implantes cocleares, o loop auditivo possibilita que eles ouçam com clareza as informações fornecidas pelos funcionários, tais como respostas a perguntas, instruções ou detalhes sobre produtos e serviços. Isto melhora a experiência do cidadão e fortalece o atendimento personalizado. O Decreto-Lei 58/2016, de 29 de agosto, institui a “obrigatoriedade de prestar atendimento prioritário às pessoas com deficiência ou incapacidade, pessoas idosas, grávidas e pessoas acompanhadas de crianças de colo, para todas as entidades públicas e privadas que prestem atendimento presencial ao público.

Na Sonepar, e no âmbito da nossa ativa estratégia de D&I , implementámos em todas as nossas lojas a utilização de loop-auditivo para promover a acessibilidade e melhorar a inclusão de pessoas com deficiência auditiva.

Esta é apenas uma das várias medidas que tomámos para melhorar e promover a acessibilidade em todas as nossas lojas e espaços comerciais.