Skip navigation

Está a decorrer o nosso inquérito de satisfação! Responder

Home Newsroom
SONEPAR_KeyFigures_1920x1080px_VF_PT

Sonepar Anuncia Resultados Record em 2022

23.03.2023

Paris, Março 23, 2023 - 2022 será lembrado como o melhor ano da história da Sonepar. Proporcionámos o melhor desempenho da nossa indústria. O Grupo bateu um novo recorde com vendas de 32,4 mil milhões de euros, +28% face a 2021, e um crescimento autónomo de 18,5%.

A Sonepar conquistou participação de mercado na maioria dos países em que opera, concluiu 20 aquisições e recebeu 2.100 novos colaboradores na família Sonepar: uma receção calorosa a todos eles!

2022 também será lembrado como um ano de aceleração em termos de transformação da Sonepar à medida que entramos na nova fase de "Alavancagem".  A Sonepar está a investir mais de 2 bilhões de euros para ter a melhor cadeia de fornecimento automatizada do mundo na nossa indústria e mais 1 bilhão de euros na nossa plataforma digital global, ao mesmo tempo que reduz as emissões de CO2 e resíduos para limitar o aquecimento global a 1,5°C.

Estamos a modernizar a nossa cadeia de fornecimento e a instalar a primeira plataforma omnichannel no setor da distribuição, chamada Spark. Fizemos um progresso significativo em ambos os campos com a abertura dos primeiros centros de distribuição automatizados nos EUA na Cooper Electric e North Coast e o lançamento do Spark na Bélgica, França, Itália e Noruega.

As nossas pessoas são quem torna o nosso negócio tão único. Em 2022, 88% dos associados afirmaram estar orgulhosos do que a Sonepar faz. Continuamos a atrair novos talentos na cadeia de abastecimento, no digital e em muitas outras áreas para apoiar a nossa transformação de ambição. O objetivo da Sonepar é construir uma organização inclusiva aproveitando todas as nossas diferenças como pontos fortes para impulsionar o desempenho sustentável. Em 2022, o Grupo Sonepar recebeu o selo Gender Equality European and International Standard (GEEIS).

Por fim, aceleramos nossa agenda de sustentabilidade em 2022. A Sonepar lançou sua Oferta Verde para permitir que os clientes comprem produtos com base em uma classificação de sustentabilidade, permitindo-lhes reduzir a pegada de carbono da indústria da construção. Também nos orgulhamos de ter as nossas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa validadas pela iniciativa Science Based Targets (SBTi).


Aqui estão os principais números oficiais do Grupo Sonepar para 2022:

Liderando o mercado:

  • 32,4 mil milhões de euros de vendas 
  • 10 mil milhões de euros de vendas online
  • #1 líder

Com uma rede poderosa:

  • 44,000 colaboradores
  • 40 países
  • 86% taxa interação
  • 80 marcas
  • 2,400 lojas
  • 170 centros de distribuição

Para um impacto positivo:

  • #1 em vendas de produtos energeticamente eficientes
  • 230 iniciativas de Sustentabilidade
  • Metas climáticas para 2030 validadas pelo SBTi
  • Compromisso de reduzir até 2030:
    • Emissões absolutas de GEE de âmbito 1 e 2 em 46,2%
    • Emissões absolutas de GEE de âmbito 3 em 13,5%

“Em 2022, a Sonepar alcançou um desempenho excecional. Não só os resultados financeiros são históricos, mas também entramos em uma nova fase de nossa transformação para alavancar mais ativamente em escala global, o que beneficiará os nossos clientes e proporcionará novos desafios empolgantes para os nossos colaboradores. Os nossos 44.000 colaboradores trabalham todos os dias para garantir que a Sonepar continue sendo líder mundial indiscutível no seu setor. A Sonepar pretende continuar a ser o principal distribuidor B-to-B de produtos elétricos, soluções e serviços relacionados; servir os clientes com uma experiência digital omnichannel, promover e ser exemplo de sustentabilidade e garantir aos colaboradores um ambiente de trabalho diversificado e inclusivo com um propósito único", afirmou Philippe Delpech, Sonepar CEO.


Sobre a Sonepar

A Sonepar é uma empresa familiar independente com liderança de mercado global na distribuição B-to-B de produtos elétricos, soluções e serviços relacionados. Através de uma densa rede de 80 marcas espalhadas por 40 países, o Grupo tem uma ambiciosa agenda de transformação para se tornar o primeiro distribuidor elétrico B-to-B global a fornecer uma experiência omnichannel totalmente digitalizada e sincronizada para todos os clientes. Com base na habilidade e paixão de seus 44.000 colaboradores, a Sonepar teve vendas de € 32,4 bilhões em 2022. A Sonepar facilita a vida dos seus clientes, ao balcão, visitando os clientes, por telefone ou online, – como formos precisos. www.sonepar.com


Contato Imprensa

Matt Pothecary, Chief Communications Officer and Sustainability

matt.pothecary@sonepar.com   


Download Press Release (versão EN):

Key Figures 2022 Press Release