Skip navigation

Está a decorrer o nosso inquérito de satisfação! Responder

Home Newsroom
07.02.2023 SBTi Photo

Metas de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa da Sonepar, Aprovação SBTi

07.02.2023

Paris, Fevereiro 7, 2023 – A Sonepar tem o prazer de anunciar que suas metas de emissões de gases de efeito estufa (GEE) foram validadas pela iniciativa Science Based Targets (SBTi). As metas do Grupo para os escopos 1 e 2 estão alinhadas com a trajetória do SBTi 1,5°C, adotada pelo Acordo de Paris (COP 21).  

Como parte de sua estratégia de Sustentabilidade, a Sonepar  compromete-se a reduzir:

  • emissões absolutas de GEE de escopo 1 e 2 em 46,2% até 2030 em relação ao ano base de 2019.
  • escopo absoluto 3, emissões de GEE em 13,5% dentro do mesmo prazo.

Os escopos 1 e 2 abrangem as emissões de GEE provenientes dos edifícios e da frota do Grupo Sonepar. O escopo 3 abrange as emissões de GEE provenientes principalmente da compra, uso e fim de vida útil dos produtos, bem como seu transporte de fornecedores para clientes Sonepar.

Philippe Delpech, CEO da Sonepar, disse: "A Sonepar está no coração do ecossistema elétrico e temos o prazer de anunciar a validação do SBTi, o que confirma ainda mais o compromisso da Sonepar em tornar-se a distribuidora elétrica líder mundial, acelerando a adoção pelo mercado, de soluções de energia limpa e emissões líquidas zero globais."

O SBTi é um organismo global que permite às empresas estabelecer metas ambiciosas de redução de emissões em linha com as mais recentes ciências climáticas. Está focada em acelerar as empresas em todo o mundo para reduzir para metade as emissões antes de 2030 e alcançar emissões líquidas zero antes de 2050. A iniciativa SBTI é uma colaboração entre o CDP, o Pacto Global das Nações Unidas e o Instituto de Recursos Mundiais.

Como líder mundial na distribuição elétrica B-2-B, a nossa estratégia é alavancar a nossa posição única na cadeia de valor, envolvendo os nossos 45.000 associados, os principais fabricantes elétricos, e os nossos clientes – que representam a maior comunidade mundial de especialistas elétricos e clientes industriais.

A Sonepar está a investir mais de 2 mil milhões de euros na sua Cadeia de Fornecimento para aumentar a eficiência operacional e mais mil milhões de euros numa plataforma digital global para satisfazer as expectativas dos clientes, com o objetivo de ajudar a limitar o aquecimento global a 1,5ºC.

Em 2022, a Sonepar lançou a sua Green Offer para permitir aos seus clientes - instaladores, indústria e infraestruturas - adquirir produtos com base numa classificação de sustentabilidade, permitindo-lhes reduzir a sua pegada de carbono e a dos utilizadores finais. Este desenvolvimento prioriza soluções mais sustentáveis por produto para ajudar os clientes a fazer escolhas sustentáveis para dominar a sua pegada de carbono.

A partir de 2021, a Sonepar é um membro orgulhoso do Pacto Global das Nações Unidas. A sua estratégia de sustentabilidade está alinhada com os dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas e contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.


Sobre a Sonepar

A Sonepar é uma empresa familiar independente com liderança global no mercado na distribuição B-a-B de produtos elétricos, soluções e serviços conexos. Através de uma densa rede de 100 marcas espalhadas por 40 países, o Grupo tem uma ambiciosa agenda de transformação para se tornar o primeiro distribuidor elétrico B-to-B global a fornecer uma experiência omnichannel totalmente digitalizada e sincronizada a todos os clientes. Com base na habilidade e paixão de seus 45.000 associados, a Sonepar teve vendas de € 26,4 bilhões em 2021. www.sonepar.com


Press Contact

Matt Pothecary, Diretor de Comunicação e Sustentabilidade

matt.pothecary@sonepar.com


Download de Press Release aqui: 
Download PDF